Entrar    Registrar
Loading
  • Autor
    Mensagem

[GERAL] - Conheça o Palm OS !

Mensagempor Carlos Schwalm » 26/08/2009 - 11:57

Conheça o palm os


Criado por Jeff Hawkins, o então chamado Pilot chegou ao mercado em abril de 1996, e foi logo um sucesso. Um novo marco na indústria de informática tinha sido estabelecido e o nome Palm virou sinônimo de computador de mão. De lá pra cá muita coisa mudou, os equipamentos naturalmente evoluíram, o sistema que controla o Palm foi licenciado para outras empresas, o próprio Palm OS agora pertence a outra empresa que não a Palm, e finalmente os celulares inteligentes estão no topo das prioridades.


Os Handhelds ou PDAs


Mas o que é o Palm? Uma agenda eletrônica cara e sem teclado? Mais um joguinho? Nada disso. Os handhelds, ou PDAs, que usualmente são chamados apenas de Palms, são computadores de mão, ou assistentes pessoais digitais, que tem como funções básicas os programas para cadastro de endereços, controle de tarefas a fazer, agenda, bloco de anotações e e-mail.

Além dessas funções estão disponíveis uma gama enorme de programas e documentos que podem ser instalados no Palm, como planilhas, editores de texto, jogos, navegadores para a Internet, sistema para vendas, dentre outros. São mais de 20.000 programas disponíveis, além de inúmeros documentos, como livros, que podem ser consultados no Palm.

O programa Palm Desktop, que vem também em todos os modelos, serve para sincronizar os dados com o computador, o que permite a consulta das informações no próprio PC ou Mac.

O acesso aos programas, e mesmo a escrita, é efetuada utilizando uma caneta que acompanha o produto. Tudo muito prático e fácil.

Entre pegar o Palm e fazer as anotações não são necessários mais do que cinco passos. Bem diferente do que estamos acostumados em um computador, Mac ou mesmo notebook. Essa praticidade e abordagem direta das aplicações é considerada como uma grande vantagem pela maioria dos usuários.

Além disso, diversos acessórios garantem seu investimento.


Os Smartphones


Os Smartphones são e união entre as funções encontradas nos handhelds com os recursos de um celular. Praticamente tudo que se faz em um computador de mão é possível de ser feito com um smartphone, como acessar e alterar arquivos do Word e Excel, escutar músicas em MP3, assistir vídeos, e muitas outras funções.

Aliado a isso estão integrados todos os recursos de um celular, mas de forma mais eficiente, já que existe um poderoso sistema controlando tudo.

Os contatos ganham nova vida, e você pode discar a partir de qualquer número de sua agenda, enviar e-mail, SMS, navegar na Internet e efetuar qualquer outra operação que exija estar conectado.

Como se pode ver, todo o conteúdo destinado aos handhelds, também se aplicam aos smartphones, como os Treo e Centro.



Detalhes de um smartphone


A maioria dos aparelhos com sistema Palm OS apresentam características semelhantes. Abaixo está o smartphone Centro da Palm, e seus recursos, conforme imagem da própria Palm.

centro-funcoes.gif


A caneta utilizada para escrever no Palm e ativar outras funções é denominada de Stylus, mas ela não possui nada de especial, apenas uma ponta sem tinta e que não arranha a tela. Todos os modelos possuem espaço para guardar a caneta quando ela não estiver em uso

A maioria dos smartphones com sistema Palm OS possuem teclado, mas os PDAs não.Nesses casos existe uma área dedicada a escrita que fica abaixo da tela, ou uma área virtual na própria tela, para a escrita. Veja mais sobre como entrar dados nas próximas páginas.
Os slots para cartões variam de padrão, podendo ser SD/MMC, microSD, ou de outro padrão. A capacidade do cartão de memória que suportam também varia, assim como os acessórios.

Na parte inferior sempre existe um conector que liga o Palm ao computador por cabo USB. Por aqui também se faz a recarga da bateria, e ainda pode ser utilizado para conectar outros dispositivos, como teclados.

Ainda fazem parte dos modelos a porta de infravermelho possibilita a troca de informações (programas e documentos) entre dois Palm, ou entre o Palm e outros periféricos, o Bluetooth, para comunicação de curta distância com acessórios, como GPS, e em alguns casos de Wi-Fi para conectar a Internet sem fio.

Apesar de não estar claro pela imagem, o Centro possui caneta Stylus, porta para infravermelho e Bluetooth. Esses são recursos de todos os modelos da Palm com sistema PalmOS.



O Sistema Palm OS

Uma das vantagens do sistema Palm OS é sua facilidade de utilização. Aqui também não existe distinção entre computadores de mão ou celulares inteligentes. O mesmo sistema funciona em todos os aparelhos, que inclui:

* Palm Treo 600, 650, 680, 700p
* Palm Centro;
* Palm TX, Tungsten E, E2, T, T2, T3, T5;
* Palm Z22, Zire 72, 71, 21;
* Palm LifeDrive;
* Garmin 300, 3200, 3600
* Tapwave Zodiac 1, 2
* Sony Clie Séries NZ, NR, T, S;


Aplicativos Comuns

A grande maioria dos handhelds e smartphones hoje em dia já vem com recursos suficientes para atender a uma vasta gama de usuários. Conheça alguns desses recursos comumente encontrados nos aparelhos:

* Anotações
* Memorandos
* Contatos
* Calendário
* Tarefas a fazer
* Despesas
* Calculadora
* Relógio
* Programa de e-mail
* Navegador para Internet
* SMS

aplic-padrao.gif


Outras aplicações costumam acompanhar os modelos mais recentes:

* Programa para escutar MP3
* Player para vídeos
* Visualizador de imagens
* Leitor de arquivos PDF
* Editor de arquivos do Word e Excel
* Jogos, como paciência
* Programa para acesso remoto aos arquivos no PC

aplic-foto-som.gif


Outras Opções

Mas isso é só o começo, pois existem inúmeros programas desenvolvidos para o sistema Palm OS, o que garante a expansão de suas funções de acordo com a sua preferência e necessidade. Como exemplo temos jogos diversos, sistema de vendas, sistema de controle de estoque, mapas, e editores de imagens. só para citar alguns.

Na área de Programas você encontrará uma seleção do que há de melhor.



A Área de Escrita

Na parte inferior da maioria dos aparelhos se encontra uma área específica para escrever. Essa área pode ser física, como nos modelos Tungsten E/E2, e Zire, ou virtual, como no LifeDrive e TX. Quando essa área é virtual, o mesmo espaço pode ser desativado, e servir como área útil de tela para outras funções, como nos jogos.

Os smartphones Treo não possuem essa área em função do teclado físico que existe nesses modelos.

Abaixo um exemplo da área virtual para escrita:

area-escrita.jpg


1. Área para escrita de letras minúsculas
2. Sobre a linha as letras ficam em maiúsculo
3. Esse lado é para os números
4. Os botões laterais podem ativar funções do aparelho, como a procura, ou leitor de e-mail


Entrando Textos

grafitti-ajuda1.gif
grafitti-ajuda2.gif


Para escrever você utiliza uma formatação própria, mas muito parecida com a letra de forma em maiúsculo. O ponto (veja letras acima) mostra onde se deve começar a escrever. Alguns caracteres exigem dois toques para que possam ser reconhecidos (vermelho). É possível usar maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. Todos os acentos da língua portuguesa estão disponíveis. O Palm vem com cartelas, que podem ser coladas no equipamento, e ensinam como escrever todos os caracteres. A ajuda também é acessível a partir de todos os programas.

teclado-virtual.gif


Outra maneira de entrar os dados é por um teclado virtual, tocando no caractere desejado. Existem os teclados alfanumérico, numérico e especial. O exemplo acima é de um teclado que aparece nos equipamentos que possuem área fixa de escrita.

E se mesmo assim as coisas estiverem complicadas, ou você realmente digitar muito, existem as opções de teclado para se ligar ao Palm. Os modelos são variados e devem agradar a todos.


O Sincronismo Com o Computador

Todo Handheld, e Smartphone, vem com uma base, ou cabo de sincronismo, que serve para transferir (sincronizar) as informações do aparelho com o computador, que pode ser um PC com Windows, um Mac ou Linux.

O processo é bem simples: você coloca o Palm na base e aperta o botão de sincronismo; o Palm é ligado e os dados são atualizados.

No sincronismo o próprio sistema se encarrega de manter tanto o Palm quanto o computador de mesa atualizados com as últimas versões de todos as informações. Também é possível instalar novos programas durante esse processo.

No PC o programa Palm Desktop, ou mesmo o Microsoft Outlook, permite visualizar e alterar os dados. No sincronismo as informações alteradas são copiadas para o Palm, deixando sempre os dois com a última versão dos dados.

Créditos: Palmbrasil
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Xperia ZQ - Encomendado \o/
Arc S - Stock + Rooted + lnk2sd 2GB
X10 Mini Pro... , Bootloader Unlocked... Kernel nAa... Rom MiniCM7... Android GB 2.3.7...
Avatar do usuário
Carlos Schwalm
Presidentes De Honra
Presidentes De Honra
 
Anos no fórum: 8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação
Posts: 2564
Registrado em: 27/06/2009 - 11:11
Localização: Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Aparelho: X10 mini Pro, Arc S, ZQ

Voltar para Palm OS

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron