Entrar    Registrar
Loading
  • Autor
    Mensagem

Pentile. Este é o nome da tecnologia de displays esverdeados

Mensagempor Tio Du » 15/04/2014 - 20:33

Pentile. Este é o nome da tecnologia de displays esverdeados

Imagem

Note como as fotos são diferentes em sua tonalidade. A superior é Pentile a inferior é RGB linear

A muito venho notando um tom esverdeado em alguns aparelhos, como passo 4 horas no metrô todo os dias, é comum ter gente manipulando seus Gadgets bem próximo a mim e algumas telas se mostravam muito esverdeadas, mas pensei que se tratava de algum tema ou até película.

Tenho amigos professores da SOS Copacabana que têm dispositivos assim e procurei saber com eles. Os mesmo não tinham notado que o visor veio se esverdeando com o tempo. Mas uma comparação direta entre o meu (RGB inline) e os deles (pentile RGBG), me deixou mais curioso ainda. foi a pesquisa e eis o que descobri:

As tela OLED não conseguem uma densidade maior que 256 ppi em formato INLINE (RGB Padrão) e por isto a matriz de pixels foi redesenhada para que cada pixel ficasse menor, na verdade 1/3 menor.

Cada pixel é formado por 3 sub pixels em uma tela LCD RGB padrão (linear ou quadrada), na Pentile dos amoleds temos só dois pixel de cor e na Pentile RGBW, cada pixel é formado por dois subpixels, um branco e um de cor.

Toda imagem digital é capturada, armazenada, transmitida e recebida em RGB(Inline) ou sRGB (InSquare)

façamos uma comparação nas matrizes usadas até 2013:

Imagem

O primeiro "Square Stripe RGB" ou sRGB foi usado em vários gadgets e continua em TVS e alguns Smartphone. Boa qualidade de imagem sem perda de tonalidades.

RGB Stripe ou RGB padrão em linha, o segundo. Perfeita reprodução das imagens digitais por ser a matriz original e manter as colorações mais fieis.

RGBG Pentile, o terceiro, recurso usado em OLEDs para possibilitar resoluções maiores que HD, requer uma conversão do RGB para RGBG, por te mais sub pixels verdes pode ficar esverdeado com o uso, principalmente em locais com mais de 25° de temperatura e com brilho total.

O Quarto é o RGBW Square (RGB com branco retângular), usado em telões ou locais com claridade alta e

RGBW Pentile, o quinto. usado em telas de dispositivos pequenos que requerem boa luminosidade com pouco consumo de energia ou OLED.

Comparem o resultado das duas matrizes com Zoom (lado esquerdo RGB e direito Pantile) :

Imagem

Não é difícil de notar o reticulado esverdeado do lado esquerdo, onde é a matriz Pentile.

para quem não entendeu ainda, veja esta comparação direta:

Imagem

Está em inglês, mas o texto deixa claro que o RGB consegue cores bem mais balanceadas, já o RGBG só consegue meio espectro por pixel, tendo que usar a combinação de dois pixels para ter todas as cores do arco-ires, ou seja: se vc tem uma tela FullHD Pentile, só tem Meia, pois dois pixels somam um ponto de cor.

Claro que isto visto a olho nu em uma tela de 7 polegadas é imperceptível, mas o tom verde... este vc acaba notando.

Imagem

Imagem

Em resumo, o Pentile não é uma saída em pro do usuário, pois aposta que o aparelho será substituído em 10 a 15 meses, mas sim do fabricante, pois tem um custo de produção menor e um apelo a cores mais "vivas". O display tem pixels com vida útil diferenciada e por isto com tamanhos distintos. O verde ganha maior número de sub pixels, mas são menores, por serem os que duram mais. Os azuis são os maiores porque perdem o brilho mais rápido) e os vermelhos, que duram metade do tempo dos verdes, são menores que os azuis e maiores que os verdes. isto é feito pois o que vai "parar" primeiro é o azul, depois o vermelho e por último o verde.

Imagem

A denominação "Diamante" vem do formato dos pixels.

O software que permite ajustes na cor, já vem para evitar grandes perdas na qualidade dela. Por ser Orgânico, a cada segundo de uso o tom de azul e vermelho da tela já vai mudando para uma menor intensidade.

Descobri porque tem tanto celular esverdeado....

Tio Du
Atenção, se achar um anexo, link ou imagem com problema, etc. cliquem no botão exclamação = ! para reportar o problema
Tio Du www.facebook.com/cesilvaxavier
Tio Du
Administrador
Administrador

Anos no fórum: 8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação
Aparelho: Xperia ZQ e Xperia Z3

Re: Pentile. Este é o nome da tecnologia de displays esverdeados

Mensagempor RodrigoOgasawara » 15/04/2014 - 21:15

Os meus antigos S2 e S2 Lite nunca tiveram esse mal,o S2 Lite tem mais de 2 anos de uso,e sempre fui defensor dos Amoled,o problema visivel do Pentile é em tela de baixa resolução como os S3 Mini,que fica bem pixelada a imagem,mas em definições de 720P para cima é imperceptível.Quanto ao esverdeado,a menos que saia por ai com uma lupa não tem como perceber.
Imagem
RodrigoOgasawara
Coordenador Geral
Coordenador Geral

Anos no fórum: 7 anos de participação7 anos de participação7 anos de participação7 anos de participação7 anos de participação7 anos de participação7 anos de participação
Aparelho: Galaxy S4 I9505

Mensagempor Tio Du » 16/04/2014 - 03:13

O galaxy s2 não usa o pentile, é rgb padrão. O desgaste só é perceptível após 16 a meses e mesmo assim nem todos são capazes de detectar (os olhos humanos têm uma variação natural de sensibilidade ao verde/vermelho). Quanto a não perceber a necessidade de dois pixelse para formar um ponto de cor, não é porque não percebe que vai aceitar qie a resolução prometida tem 33% a menos de definição. Quem desejar saber mais, basta buscar no Google por "PENTILE. X RGB".

Cá pra nós, 2 anos e um simples esverdeado no branco, não atrapalham tanto. Pelo contraste e econômica de bateria, vale a pena.
Atenção, se achar um anexo, link ou imagem com problema, etc. cliquem no botão exclamação = ! para reportar o problema
Tio Du
Administrador
Administrador

Anos no fórum: 8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação8 anos de participação

Mensagempor RodrigoOgasawara » 16/04/2014 - 08:27

Não há perca em resolução, os pixel estão lá. O fato de compartilhar é notável para formação de cores , e é corrigido dimensionando os subpixels.Para mim as vantagens são bem mais relevantes, reprodução de preto perfeita, contraste enorme e as cores bem vivas fora a economia de energia.

O s2 lite é pentile,e ainda não percebi nenhuma degradação. Isso é coisa para quem se importa com o que está no papel, e não na experiência final com o produto.Igual a conversa dos 4 cores e 2 cores :haha
Imagem
RodrigoOgasawara
Coordenador Geral
Coordenador Geral

Anos no fórum: 7 anos de participação7 anos de participação7 anos de participação7 anos de participação7 anos de participação7 anos de participação7 anos de participação

Mensagempor Paulo Robson » 16/04/2014 - 12:51

Muito interessante esse topico, estava comparando o S3 quesito tela com meu Xperia Z ontem e cara, vou te falar, o amoled ta ficando com nada oh, sinceramente. A unica coisa que admiro no amoled é a cor preta nessas telas e só. Quero fazer a comparação com o S4 agora (por ter a mesma resolução de tela), pena que não achei ninguém ainda :/. E não preciso olhar no papel ou conteúdos da net pra ver essas diferenças. E eu ja vi muito nos amoleds esse aspecto esverdeado, não é a toa que quando se coloca um foto com predominancia na cor verde, ela tem mais contraste que as outras cores.

Essa imagem que o Tiu colocou, resume tudo que eu achava e agora tenho certeza sobre as amoled. :risos

Imagem

Não puxando o saco da sony, mas realmente as telas são bem mais definidas quesito imagem, tipo vermelho, azul e verde são mais nitidos e com mais brilho e comparação ao amoled. Mas a sony só não ganha da tela Retina (essa sim na minha opinião é a melhor de todas), mas a sony está investindo no IPS, o Xperia Z2 ja usa IPS e está com uma tela bem mais realista que as versões anteriores e vamos ver daqui pra frente :feliz
Se você pensar no amanha, você dificilmente viverá o hoje. Pense no hoje para viver melhor no futuro.
Imagem
Paulo Robson
Super Moderador
Super Moderador

Anos no fórum: 5 anos de participação5 anos de participação5 anos de participação5 anos de participação5 anos de participação
Aparelho: Sony Xperia Z \o/

Mensagempor Johamon » 16/04/2014 - 20:03

Fugindo um pouco do assunto: Se os displays AMOLED consomem menos energia, não pude observar isso no Nokia Lumia 820 que consumia muita bateria, apesar do levíssimo Windows Phone 8.
Só se evolui fazendo o bem.

Se encontrar um anexo corrompido, link com problema, imagens faltando, etc., clique no botão [ ! ] e nos informe o problema. Para agradecer a ajuda, clique em Imagem
Johamon
Coordenador Geral
Coordenador Geral

Aparelho: Nokia Lumia 820

Mensagempor RodrigoOgasawara » 16/04/2014 - 20:11

O Windows Phone mostra a % de consumo de bateria por aplicativo?No meu é sensivel a diferença,na casa de uns 8 a 10% para o mesmo uso.

Dizem que a LG faz belas telas IPS,mas nunca vi um ao vivo,a sony anda me decepcionando muito nas escolhas delas,primeiro por não trazerem o Z1C pro brasil,segundo pela qualidade das telas e pela camera também,mas a nova safra 2014 parece promissora,pelo menos na tela.
Imagem
RodrigoOgasawara
Coordenador Geral
Coordenador Geral

Mensagempor Johamon » 16/04/2014 - 20:50

Nativamente, não, é necessário instalar um aplicativo pra isso. Legal mesmo era o preto delemelhorado por conta da tecnologia Clear Black.
PS: A bateria desse Galaxy Win tá indo rápido demais também. E tô usando pouco brilho. Nem parece ter 2Ah.
Só se evolui fazendo o bem.

Se encontrar um anexo corrompido, link com problema, imagens faltando, etc., clique no botão [ ! ] e nos informe o problema. Para agradecer a ajuda, clique em Imagem
Johamon
Coordenador Geral
Coordenador Geral

Aparelho: Nokia Lumia 820

Mensagempor Tio Du » 18/04/2014 - 03:40

A maior vantagem na IPS, é o ângulo de visão e melhor aplicado em tvs e não em celulares. No Japão e China é mais atraente uma tela que impede a visualização de quem está a seu lado, dando mais privacidade.
Tio Du
Administrador
Administrador

Mensagempor RodrigoOgasawara » 21/04/2014 - 23:40

Estava dando uma pesquisada nas evoluções da linha galaxy s percebi alguns detalhes com relação ao amoled:

A primeira geração de amoled tinha mesmo o problema de telas esverdeadas quando visto em ângulo, isso na época do galaxy s original mas Samsung nada besta recicla essa tela até hoje, vide o s3 mini, s2 lite, e outros tantos galaxy low e mid range.

A tela usada no S2 era RGB, mas tinha um problema de "queima" de pixels com imagens estáticas por longos períodos (bem longo).Foi então decidido voltar ao pentile para 1.Eliminar esse problema (variando o tamanho dos subpixels) e 2.Aumentar a resolução. Mas aí voltava o problema de ser ilhado, mas bem minimizado.

O S4 por sua vez alterou o arranjo em prol de eliminar o problema de serrilhado completamente sendo assim impossível ver algum problema comparado aos lcd s tradicionais., além da saturação das cores é claro.O S5 é o primeiro a não mudar drasticamente a tela,acredito que agora ela já estela bem estável para todo tipo de uso.

É o que eu sempre falei,a Samsung só presta mesmo na Lina Galaxy SX,o resto é reciclagem! :risos
Imagem
RodrigoOgasawara
Coordenador Geral
Coordenador Geral

Mensagempor Joey Andrade » 22/04/2014 - 14:50

Qual o tipo da tela do Moto G? Procurei mas nao achei o padrao específico.
Joey Andrade
Super Moderador
Super Moderador

Anos no fórum: 6 anos de participação6 anos de participação6 anos de participação6 anos de participação6 anos de participação6 anos de participação
Aparelho: Moto G XT1033

Mensagempor RodrigoOgasawara » 22/04/2014 - 19:28

É uma IP, a melhor possível nessa faixa de preço sem dúvidas.
Imagem
RodrigoOgasawara
Coordenador Geral
Coordenador Geral

Mensagempor Tio Du » 24/04/2014 - 18:59

E Eu sempre pensei que o Oled queimava mais rápido que o led. Inclusive há uma discrepância grande na vida útil da cor azul em relação ao verde e ao vermelho (cerca de 1/4 do tempo). Não é isto?

Outra coisa que estamos tentando entender é:

Para ter um pixel branco, temos que ativar as três cores ou, no rgb, 3 sub pixels. No Pentile, cada pixel branco é formado por dois pixels, já que uns pixels têm azul e outros o vermelho? então em um texto como este, os espaços em branco têm a metade da resolução dos pretos? os tons entre o vermelho e o azul também usam dois pixels por ponto?

Veja uma ilustração que fiz:

pentile.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Tio Du
Administrador
Administrador

Mensagempor RodrigoOgasawara » 24/04/2014 - 20:23

Parece que eles usam uma especie de filtro,com efeito parecido com o filtro de Bayer para reproduzir o branco e outros tons,mas não tenho certeza de como funciona exatamente,e sim,o OLED tem um tempo de vida menor que o LED e outras tecnologias,mas ainda sim pelo que eu me lembro durava 140000 horas,o que dá uns 5 anos pelo menos,isso a um bom tempo atras e ainda no padrão RGB,no PenTile a vida util é ainda maior e sem a degradação irregular,e na boa,eu nunca vou ficar com um aparelho por 5 anos!
Imagem
RodrigoOgasawara
Coordenador Geral
Coordenador Geral

Mensagempor Tio Du » 25/04/2014 - 00:03

Não sei o s5, mas até o s4 a expectativa de 140000 horas era para o sub pixel verde desbotar-se por completo. o azul teria 1/4 disto e vermelho cerca de 5/6. Mas isto para se tornar branco ou verde claro total, Já a visualização seria comprometida com tons esverdeados em 14 ou 16 meses, sem o software de compensação e o truque de pixels maiores para as cores que se perdem mais rápido.

Eu uso meu telefone como principal por 10 meses, em média, mas a Vanessa está muito feliz com o meu S e Meu W995 e w300 continuam com as cores perfeitas, na reserva. O antigo LG da Vanessa vai completar 5 anos e está show com a minha sogra. As cores do display estão como novas. Já um S2 de meu primo está tudo levemente rosa e verde.
Tio Du
Administrador
Administrador

Mensagempor Joey Andrade » 25/04/2014 - 19:54

Ainda tenho o w995, nao reparei perda na qualidade do display.
Joey Andrade
Super Moderador
Super Moderador

Anos no fórum: 6 anos de participação6 anos de participação6 anos de participação6 anos de participação6 anos de participação6 anos de participação
Aparelho: Moto G XT1033

Voltar para Notícias Celulares/SmartPhones/Apps e Portáteis